sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carretinha da Saúde faz atendimento visando diagnosticar hanseníase em Tamoios


Hoje a Carretinha da Saúde encontra-se em frente ao Hospital de Tamoios realizando atendimento, com o objetivo de detectar os casos ocultos de hanseníase no município.
O atendimento será realizado até as 16hs desta sexta-feira.
A Carretinha da Saúde é uma unidade móvel que possui três ambulatórios, sala de espera climatizada, além de um sistema de acessibilidade com elevador para pessoas com deficiências. Médicos e fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde atenderão nessa carreta, onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico da hanseníase.
O Projeto está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, através do Departamento de Vigilância em Saúde, o Projeto Rio de Hanseníase. A campanha é uma parceria com o Projeto Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase. A Carretinha foi uma conquista do Projeto Morhan através da arrecadação de um show beneficente do Cantor Ney Matogrosso.
A ação contará ainda com a participação de agentes comunitários de saúde, que distribuirão panfletos informativos, alertando a população para o diagnóstico precoce da doença.
O projeto já acontece há três dias por bairros de Cabo Frio, e a receptividade da população tem sido muito boa considerando o preconceito com a doença, e a demanda espontânea.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por uma bactéria e transmitida pelas vias respiratórias. Os nervos são os primeiros a serem atacados e aos poucos, outras partes do corpo, como braços, mãos, coxas, pernas, pés e o rosto, vão sendo atingidos.

Os sintomas aparecem gradativamente e são manchas claras, com dormência e diminuição da força muscular.

É importante destacar que a Hanseníase tem cura e o tratamento é totalmente gratuito. A pessoa que notar qualquer sintoma deve procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame.








Nenhum comentário:

Postar um comentário